| Vitamina C | |
|
+8HEAVYLIFT SalgueiroCuba anahsc Bil Victor Braga Claudinha zagolee Carminha 12 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Carminha
Mensagens : 152 Pontos : 181 Reputação : 2 Data de inscrição : 24/06/2009 Idade : 45 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Vitamina C Qui Jul 09, 2009 11:36 am | |
| Para quem treina para aumento de massa muscular, mesmo que coma frutas com frequência, e tenha uma alimentação balanceada, é necessário a suplementação com Vitamina C ? | |
|
| |
zagolee
Mensagens : 291 Pontos : 425 Reputação : 0 Data de inscrição : 27/06/2009
| Assunto: Re: Vitamina C Qui Jul 09, 2009 4:57 pm | |
| Realmente é questionável!
Mas, eu acho importante sim! | |
|
| |
Claudinha
Mensagens : 245 Pontos : 279 Reputação : 0 Data de inscrição : 30/06/2009 Idade : 40
| Assunto: Re: Vitamina C Qui Jul 09, 2009 6:36 pm | |
| | |
|
| |
Carminha
Mensagens : 152 Pontos : 181 Reputação : 2 Data de inscrição : 24/06/2009 Idade : 45 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Vitamina C Qui Jul 09, 2009 7:15 pm | |
| Eu por exemplo, além das frutas, tomo Nutrem da Nestlé diariamente... indicado pela nutricionista.. ele já tem um adicional de Vit. C.. só q no caso é de 20 mg.. seria pouco? | |
|
| |
Victor Braga
Mensagens : 29 Pontos : 37 Reputação : 0 Data de inscrição : 26/06/2009
| Assunto: Re: Vitamina C Sex Jul 10, 2009 7:03 am | |
| A vitamina C é um dos mais potentes antioxidantes. Ela combate a produção de radicais livres, moléculas que circulam pelo corpo ocasionando lesões e morte de tecidos e células. Além disso, ela atua no metabolismo de aminoácidos, colesterol, ácido fólico, colágeno, ferro, zinco, adrenalina, dopamina, tirosina, sistema imune ect...
No entanto a vitamina C não deve ser administrada isoladamente. Se usarmos a vitamina C sem associá-las a outros antioxidantes pode fazer com que a vitamina se transforme numa substância chamada ácido deidro-ascórbico, que é pró-oxidante e vai formar radicais livres, ao invés de combatê-los. Isso pode criar sérios problemas, inclusive o câncer. O cálculo renal é outra conseqüência do uso exclusivo da vitamina C.
Por isso é realmente importante não usar apenas a vitamina C e sempre associá-la a outros antioxidantes, como a vitamina E, que a capaz de reciclar a vitamina C. Ainda pode-se usar a vitamina B6 que protege o organismo, evitando a formação de cálculos. A vit C pode também agir ou reagir com o ferro, cobre, manganês, zinco ,selênio, fósforo e magnésio.
Alimentos: Acerola, camu-camu, mamão, brócolis, couve-flor, laranja, limão, melão, tomate, pimentão, caju ect...
Abs | |
|
| |
Claudinha
Mensagens : 245 Pontos : 279 Reputação : 0 Data de inscrição : 30/06/2009 Idade : 40
| Assunto: Re: Vitamina C Sex Jul 10, 2009 7:08 am | |
| Victor,
Mas a Vita C funciona como antagonista do cortisol, né? ou não?
bjocas | |
|
| |
Victor Braga
| Assunto: Re: Vitamina C Sex Jul 10, 2009 7:27 am | |
| Muito bem lembrado Claudinha...ela tb ajuda na ansiedade, depressão e na h. pilori. Como falei...só não é bom usa-la sozinha abs | |
|
| |
Claudinha
| Assunto: Re: Vitamina C Sex Jul 10, 2009 7:31 am | |
| Obrigada, Victor! Super gentil de sua parte nos responder aqui!
Eu tomo suplementos vitamínicos e acho que tenho uma alimentação legal nesse sentido. Vita E e selênio eu tiro das castanhas que não largo por nada.
bjocas | |
|
| |
Carminha
| Assunto: Re: Vitamina C Sex Jul 10, 2009 8:17 am | |
| Eu como diariamente 2 a 3 porções dos alimentos citados, e a castanha do pará tb.. 2 por dia.. então, não é necessário suplementação adicional, correto? | |
|
| |
Bil
Mensagens : 464 Pontos : 542 Reputação : 14 Data de inscrição : 29/06/2009 Idade : 46
| Assunto: Re: Vitamina C Sex Jul 10, 2009 12:37 pm | |
| Há um tempo atrás pesquisei algo sobre a vitamina C. O que afirmam é que doses regulares de 250, 500 mg por dia não fazem efeito como agente anti-catabólico, e que esse efeito começa em doses de 1,5 a 2g por dia. O principal horário para ingerir a vitamina C seria logo pela manhã em jejum, em associação a vitamina E como o próprio Dr Victor Braga citou acima, evitando efeitos indesejáveis. O outro horário seria logo após o treino ja que os níveis de cortisol estão altíssimos e a janela de alta absorção favorece um bom aproveitamento do suplemento. Eu particularmente estou ingerindo 1g logo pela manhã em jejum, combinado com 400mg de vitamina E e mais 1g de vitamina C após o treino. Se falei alguma coisa de errado, por favor me corrijam! Espero ter ajudado! Bjos!! | |
|
| |
anahsc
Mensagens : 39 Pontos : 48 Reputação : 0 Data de inscrição : 23/06/2009 Idade : 42 Localização : Pernambuco
| Assunto: Re: Vitamina C Qua Jul 22, 2009 6:51 pm | |
| Hmm.. interessante. Eu tomo Centrum pela manhã, com meu café-da-manhã e vit C logo dps do treino (junto com o KISS). Eu deveria tomar vit E nesse momento tbm? E a B6?
Obrigada, :+ | |
|
| |
SalgueiroCuba
Mensagens : 8 Pontos : 10 Reputação : 0 Data de inscrição : 26/07/2009
| Assunto: Re: Vitamina C Ter Jul 28, 2009 5:15 am | |
| Vitamina C - Acido Ascórbico Para além de tudo o que toda a gente sabe sobre a Vitamina C, interessa-nos particularmente neste assunto o facto de estar provado que o ácido ascórbico reduz os níveis de cortisol. Vários estudos apontam para estes resultados, no entanto só um deles (que eu saiba) envolve directamente praticantes de halterofilismo (parecido o suficiente com musculação/BB). Nesse estudo, os membros da equipa americana "Junior Elite Olympic Weightlifting" a quem foi administrada 1g de Vitamina C antes do treino mostraram, no fim do mesmo, níveis de cortisol significativamente mais baixos. Nos restantes estudos as doses que variavam de 1 a 3g foram sempre divididas ao longo do dia (500mg duas vezes ao dia a 1g três vezes ao dia). Por um lado, a Vitamina C viria em bom tempo no fim do treino quando os níveis de cortisol estão mais altos, por outro talvez fosse melhor prevenir que remediar, como de resto foi feito no estudo supra-citado e tomar a dose antes. Acho que qualquer dos raciocínios pode servir mas o mais seguro seria dividir a dose. 500mg antes e 500mg depois parece-me bastante razoável. Em todo o caso fica ao vosso critério. A Vit C pode causar dores de estômago a algumas pessoas pelo que deve ser tomada com algum tipo de refeição. No caso de diminuição da frequência e/ou quantidade de urina (ou mesmo anuria), desidratação ou falha renal devem diminuir a toma de Vit C para evitar a formação de cálculos e cristais.
informaçao retirada de BB.PT | |
|
| |
Bil
Mensagens : 464 Pontos : 542 Reputação : 14 Data de inscrição : 29/06/2009 Idade : 46
| Assunto: Re: Vitamina C Qui Jul 30, 2009 8:59 am | |
| E agora? Não lembro qual foi o artigo que li, mas o autor enfatiza várias vezes que o principal horario seria em jejum, logo pela manhã! E agora? Hummm ... e se for 1g logo cedo em jejum, 500mg antes do treino e mais 500mg logo após o treino?? | |
|
| |
Bil
| Assunto: Re: Vitamina C Qui Jul 30, 2009 9:03 am | |
| Dr Victor, a ingestão de 400mg de vitamina E pela manhã serveria como complemento a vitamina C durante todo o restante do dia ou seria ideal, se fosse ingerir outra dose de vitamina C pela noite, combina-la a mais vitamina E?
Obrigado! | |
|
| |
HEAVYLIFT
Mensagens : 40 Pontos : 40 Reputação : -3 Data de inscrição : 22/07/2009 Idade : 46 Localização : portugal
| Assunto: Re: Vitamina C Qui Jul 30, 2009 5:26 pm | |
| - Bil escreveu:
- Dr Victor, a ingestão de 400mg de vitamina E pela manhã serveria como complemento a vitamina C durante todo o restante do dia ou seria ideal, se fosse ingerir outra dose de vitamina C pela noite, combina-la a mais vitamina E?
Obrigado! nao ha necessidade bill! o tocoferol ( vitamina E) nao é hidrosulovel como a C, é lipossoluvel lgo nao é limpa pelos rins umas horas depois como a vitamina C.. tb é por isso k é seguro tomar grandes doses de vitamina C sem risco de vitaminose. IMO, o modo como tomavas, ao acordar e no pos treino tava excelente, n mexia. edit: so agora vi, lol n so o doctor victor, lol mas agora ja respondi.. | |
|
| |
Bil
| Assunto: Re: Vitamina C Sex Jul 31, 2009 5:22 am | |
| Opa! Valeu Dr Heavylift! Agora ficou bem mais claro! Vou continuar então do jeito que estava tomando! Obrigado pela ajuda! Grande abraço! | |
|
| |
Victor Braga
| Assunto: Re: Vitamina C Seg Ago 03, 2009 9:55 pm | |
| A demanda em antioxidantes no organismo treinado é maior, e se tais necessidades não forem satisfeitas advirão todas as conseqüências do estresse oxidativo patológico. O fator chave para o condicionamento ideal num organismo em treinamento está centrado na adequação bioquímica deste ao estado metabólico imposto pelas condições de esforço. Esta é, portanto, a condição determinante que pode manter o equilíbrio desejado entre a demanda metabólica e o estresse oxidativo da célula.
Os sistemas antioxidantes existente nas células dependem de uma estreita cooperação entre as ações de uns e de outros. Portanto, a ingestão de um determinado nutriente isolado pode trazer conseqüências indesejadas.
A Vitamina E é essencial para o funcionamento adequado das células musculares durante o exercício físico. A sua deficiência aumenta a produção de radicais livres nos tecidos de indivíduos, de forma compatível àquela induzida pelo exercício físico. O treinamento físico de resistência reduz substancialmente os níveis de Vitamina E das membranas celulares e dos tecidos musculares exercitados por longo período. A suplementação da vitamina E prolonga o tempo de resistência à fadiga, durante o exercício praticado até a exaustão.
Com vitamina C, não só usaria vitamina E, como também bioflavóinoides, fosfadilserina, manganês, zinco, niacina, metionina, tiamina..entre outros dependendo da sua real necessidade...
No geral Bil, para não complicar, use a vitamina C com vitamina E e bioflavonoides.
OBS: Os textos postados por mim são meramente informativos. Não use suplementos sem a devida orientação de um profissional especializado.
Abs | |
|
| |
Victor Braga
| Assunto: Re: Vitamina C Seg Ago 03, 2009 9:57 pm | |
| Opa errei..se escreve bioflavonóides | |
|
| |
Bil
| Assunto: Re: Vitamina C Ter Ago 04, 2009 6:30 am | |
| Bom dia Dr. Victor! Agradeço muito a sua atenção! E com certeza, suplementos apenas com orientação profissional. Meu gastro ja me havia dito algo, apenas não recordava! Obrigado! | |
|
| |
Carminha
| Assunto: Re: Vitamina C Ter Ago 04, 2009 7:13 am | |
| Dr. Victor, o sr. atende em quais estados? Tem algum consultório no RJ? se não, poderia pensar em fazer um atendimento bimestral, ou trimestral por aqui.. se fizer, avise, que eu entro na fila ! | |
|
| |
Clarissa
Mensagens : 55 Pontos : 60 Reputação : 0 Data de inscrição : 29/06/2009 Idade : 45 Localização : Salvador
| Assunto: Re: Vitamina C Ter Ago 04, 2009 7:52 am | |
| Ótimas informações! estava tomando vit. C sozinha, e apenas pela manhã, em jejum... Já vou modificar essa forma de ingestão! | |
|
| |
marrylogui
Mensagens : 17 Pontos : 38 Reputação : 0 Data de inscrição : 14/01/2010
| Assunto: Re: Vitamina C Dom Jan 24, 2010 11:30 am | |
| O que vcs acham da vitamina C associada à glicose, em CEBION Glicose ? | |
|
| |
She-ha
Mensagens : 182 Pontos : 211 Reputação : 3 Data de inscrição : 28/09/2009 Idade : 40 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Vitamina C Dom Jan 24, 2010 12:38 pm | |
| Bil
QUal a fonte dessa vit E que vc consome?
beijos | |
|
| |
Bil
| Assunto: Re: Vitamina C Seg Jan 25, 2010 4:01 am | |
| Oi She-ha! Infelizmente essa qtdade eu acaba utilizando capsulas mesmo. 400mg. Tive uma lesão há uns anos atrás e o médico indicou a vitamina E para ajudar na cicatrização e desde então sempre tomei. Depois qdo li sobre a necessidade de combinar "algo" com a vitamina C resolvi determinadamente em mante-la! Bjs! | |
|
| |
She-ha
Mensagens : 182 Pontos : 211 Reputação : 3 Data de inscrição : 28/09/2009 Idade : 40 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Vitamina C Seg Jan 25, 2010 6:43 am | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Vitamina C | |
| |
|
| |
| Vitamina C | |
|