Olá Meninas,
As pesquisas mais recentes tem mostrado que o consumo moderado (2 a 4 xícaras ao dia) de café tem proporcionado uma série de benefícios, especialmente para pacientes com câncer (fígado principalmente), diabéticos tipo II e doentes neurológicos. Os diterpenos presentes no café novo, preferencialmente moído na hora do preparo, consumidos a longo prazo, parecem exercer efeito protetor contra essas doenças.
Em uma pesquisa com mulheres que consumiram café após o almoço tiveram risco 34% menor de ter diabetes. A proteção não foi encontrada naquelas que tomaram café em outro momento.
Em contrapartida, o café reduz drasticamente a presença de vitaminas do complexo B, especialmente no fígado, inclusive pela necessidade de ser detoxificado. Além dos efeitos excitatórios do café (paciente sensíveis podem ter insônia por exemplo), indução de perda de massa óssea e estimulador da liberação de ácido clorídrico, que pode induzir à inflamações e ulcerações na mucosa do trato gastrointestinal.
No entanto, a cafeína aumenta a capacidade de produção de ATP e favorece a lipólise (queima de gordura), a citrulina favorece a recaptação do lactato para o ciclo de Krebs aumentando a produção de ATP e retardando a fadiga.
Não acredito que o café possa causar celulite, visto ainda que pode ajudar na queima de gordura. Porém não use o café de forma exagerada, tudo deve ser utilizado de forma moderada (2 à 4 xícaras).
Obs: adição de açúcar a 3 ou 4 xícaras de café podem trazer muitos prejuízos ao metabolismo, indo desde cárie, passando pelo estímulo de crescimento de fungos intestinais, até a desmineralização óssea e hipertrigliceridemia. Se usar adoçante, aí os riscos aumentam, dependendo de cada substância do adoçante. Fora o risco de ganhar peso com adoçante.
Abs